sexta-feira, 31 de julho de 2009

INFORMAÇÕES



1 - Qual é a vantagem do orçamento com base nas etapas da obra e não por metro quadrado? Essa metodologia favorece o planejamento do custo da obra? Por quê?

Na verdade o orçamento em etapas também contempla seu custo por m², a metodologia do orçamento discriminado por etapas possibilita ao cliente a total transparência dos recursos utilizados em sua obra (vide depoimento abaixo), Essa metodologia favorece o planejamento de seu custo visto que durante sua execução o cliente pode se planejar melhor, até para definição dos itens a serem executados no acabamento da obra.( vide depoimento abaixo )

“A Niglio Sistemas Construtivos ofereceu exatamente o que eu estava procurando. Uma empresa que construísse minha casa de acordo com meu fluxo de caixa e que me desse um orçamento completo, separando os custos por cada fase da construção dizendo o que é material, o que é mão de obra, etc . Desta forma pude planejar meus gastos de acordo com cada fase da obra, e escolher quando ir mais rápido ou mais devagar. ”.
Pude também acompanhar o andamento da obra e dos gastos com planilhas enviadas por e-mail e cada pagamento só ocorreu com a comprovação do término de cada fase executada e previamente orçada.
E além de tudo isso, falei apenas com uma só pessoa para resolver todos os assuntos da obra, sempre com um atendimento cordial e personalizado.”


2 - Qual é a diferença de preço entre as etapas? Como é calculado o acabamento?
Cada etapa da construção tem suas características singulares.

Quanto se compara alvenaria convencional com alvenaria estrutural, percebe-se de uma forma clara que os gastos desta segunda se tornam mais intensos, do inicio da obra até a cobertura da mesma, visto que todo o sistema hidráulico e elétrico será executado ao mesmo tempo em que se executa a alvenaria, portanto quando a casa estiver coberta, toda sua infra-estrutura também estará funcional.
O acabamento é definido previamente com o cliente de forma a ter uma idéia inicial de seu custo, visto que durante a execução da obra alguns itens ainda serão alterados. (vide o depoimento abaixo)

A "casa ideal" é aquela onde a gente se sente "FELIZ"!!! (bya barros)
bya barros, arquiteta e decoradora...Participa mais uma vez este ano da casa cor 2004 São Paulo onde projetou e decorou o living principal/ambiente 25 da mostra inaugurada 28 de setembro deste ano...
bya barros ...”Utilizamos em nosso escritório os serviços da Niglio Sistemas Construtivos... para a maioria de nossos clientes...”.
A Niglio sempre ganha nos orçamentos e nos oferece grande colaboração para a plena realização dos “sonhos” que projetamos e realizamos...
bya barros

Obra entregue em: Abril de 2003
São Paulo - Capital


3 - Por quê o brasileiro "gosta" da autogestão quando o assunto é a construção de um imóvel?

A autogestão é comum nas classes de baixa renda, que encontram soluções de custo abaixo do real para a construção, ou seja, mão-de-obra própria, materiais comprados aos poucos, etc.
Quando falamos da autogestão para uma construção em condições normais, ou seja, excluindo os casos de construção com recursos muito escassos, a pessoa supõe que a autogestão será mais econômica que a construção com uma construtora, o que na verdade revela-se um equívoco ao decorrer da construção. É comparado a uma rodovia pedagiada, os custos são maiores, mas corre-se menos riscos, enquanto os que escolhem os “atalhos” estarão muito mais sujeitos à acidentes, surpresas, imprevistos e principalmente prejuízos. Ao final da obra o valor global pode ser um pouco maior, mas o resultado será bem melhor e com a segurança de ser um serviço garantido segundo as normas do Crea-SP.( vide depoimento abaixo)


“Encontrar alguém para construir sua primeira residência é algo muito complicado. Somam-se as suas dúvidas e sua própria inexperiência com todos os assuntos relacionados à obra, a incerteza se construir é realmente a decisão adequada, se os recursos serão suficientes para chegar até o final, e obviamente a ansiedade em ver seu sonho realizado. .
Selecionamos a Niglio pelo profundo profissionalismo demonstrado logo no primeiro contato. O interesse deles era entender a nossa necessidade e demonstrar as capacidades da Niglio. Esta impressão inicial foi completamente correspondida durante toda a execução da obra. Tivemos o suporte da Niglio na negociação com arquiteto, projetistas, paisagista, decorador, fornecedores de material e mão de obra.
Tanto eu como minha esposa trabalhamos fora, e em algumas ocasiões ficamos semanas a fio sem visitar a obra. Mesmo nestas ocasiões, as reuniões semanais com a Niglio para revisão do cronograma e dos orçamentos foram suficientes para nos garantir que tudo seguia de acordo com o planejado. Tínhamos a certeza de que a obra não estava sendo trabalhada por meros executores, mas sim por profissionais qualificados com visão crítica do projeto.
Em várias ocasiões fomos aconselhados a fazer alterações nos projetos ou materiais visando a melhor funcionabilidade, custo e durabilidade do imóvel. E estas opiniões refletem-se agora, quase dois anos depois da obra concluída, período no qual desfrutamos de um imóvel valorizado, sem problemas de construção ou manutenção. Nenhum retrabalho, nenhuma rachadura, nenhum problema hidráulico, todas as soluções de desempenho que foram previstas e antecipadas estão funcionando perfeitamente.
Seja esta a sua primeira obra para residência própria, ou mais uma obra para investimento, é muito importante saber que é possível contar com uma empresa em que se possa confiar.”

Júlio Natalense
Obra entregue em: Junho de 2003
Condomínio Alphaville - Campinas









4 - Qual é a diferença entre método e sistema construtivo? A alvenaria cerâmica estrutural é um método ou um sistema?


Um método construtivo é uma forma de realizar uma tarefa na obra, ao passo que o sistema construtivo é a consolidação de vários métodos construtivos. Podemos dizer que a alvenaria cerâmica estrutural é um método construtivo, dentre os muitos métodos utilizados pela Niglio Sistemas Construtivos a favor da racionalização e economia da obra.


5 - Qual é a vantagem da alvenaria cerâmica estrutural? Em quais pontos ela é mais eficaz em relação à alvenaria convencional?

O uso da alvenaria cerâmica como método construtivo implica uma série de mudanças na ideologia da obra, e é nessas mudanças que o sistema torna-se interessante e inteligente. A alvenaria estrutural exige a racionalização e integração do conjunto de projetos da construção, ou seja, os projetos arquitetônico, estrutural e de componentes devem ser modulados de forma a satisfazer das exigências da alvenaria. Isso resulta na menor incidência de erros e conseqüente maior satisfação do cliente.
No âmbito da execução, o método prevê a montagem de vigas e pilares dentro dos blocos, utilizando para concretá-los uma argamassa mais fluida e resistente denominada graute. Isso praticamente exclui a necessidade de caixarias de madeira. As redes de água, esgoto e elétrica são montadas ao mesmo tempo em que a alvenaria é assentada, garantindo a maior rapidez, limpeza e economia da construção.
Comparando os aspectos da alvenaria comum com a alvenaria estrutural, podemos dizer que a última é mais econômica, garantindo, se bem executada, economia da ordem de até 30% no custo de execução. O resultado final é uma superfície mais regular para receber acabamento e ainda, devido à necessidade de racionalização dos projetos citada anteriormente, resulta numa obra valorizada, isenta de problemas de construção e manutenção.







O Arq. Marcos Frederico rocha e cunha enumera:
1-Maior rendimento da mão de obra por metro quadrado/dia.
2-Diminuição do uso de madeira para formas e aço para vigas.
3-Menor quantidade de massa de assentamento.
4-A modulação do projeto possibilita menor possibilidade de erro de medidas.
5-As intalações elétricas e hidráulicas são executadas junto com a alvenaria evitando o quebra para embuti-las nas paredes.
6-Na parte interna da casa ao invés de reboco pode ser colocado gesso, que se comparado ao reboco é uma alternativa mais econômica.
7-Base para revestimentos com baixas espessuras devido ao perfeito esquadrejamento e prumos da edificação.
8-Maior racionalização e menor desperdícios em todas as etapas da obra.


6 - Em quanto tempo é possível edificar uma casa com 100 m² de área útil?

Utilizando a alvenaria estrutural como método construtivo, edificamos uma casa de 100 m² de área útil em até três meses, após termos em mãos todos os projetos para sua construção.


7 - Por quê a alvenaria cerâmica estrutural recebeu esse nome?
A Alvenaria cerâmica estrutural faz mais que a vedação, como as alvenarias comuns, ela tem participação na estrutura da construção, portanto, diminuindo a carga de ferro e concreto necessários para a estrutura.


8 - Em geral, qual é a melhor época do ano para iniciar uma obra?
O ideal para início de uma obra é logo após o período das águas, ou seja, final de março inicio de abril. Devido à estiagem, as condições do solo melhoram, facilitando a definição da altura do lençol freático e ainda melhorando as condições de trabalho dos operários.

9 - Qual é o prazo de financiamento mais adotado?

Atualmente o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) através da Caixa Econômica Federal, fornece boas condições de financiamento para construção de imóveis com taxas de juros de TR + 13,0 % ao ano, financiando até 60 % do valor do imóvel, com prazo de pagamento de até 180 meses e de construção de até 18 meses e ainda a possibilidade da utilização de seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, desde que se utilize esta modalidade de financiamento.Porém uma grande maioria de nossos clientes ainda prefere a execução de seu imóvel utilizando-se de recursos próprios, compondo este investimento, muitas vezes, com um imóvel de menor valor.




10 - Em relação às casas térreas o sobrado é mais pedido? Por quê?

Normalmente os clientes preferem casas em dois pavimentos, pois este possibilita mais privacidade em sua utilização visto que a área intima se acomoda sempre no pavimento superior.


11 - Qual é a faixa de renda das famílias que optam pela contratação de uma construtora?

Usualmente observa-se a construção para pessoas a partir da classe média. Veja que não existe faixa de renda definida para a construção amparada por uma construtora, existe sim a disponibilidade de recursos da pessoa para empenhar em uma construção. Desde que essa pessoa tenha recursos suficientes para a construção de sua casa, a faixa de renda é indiferente.

12 - Em comparação com a autogestão, o custo final de um sistema construtivo é menor? Em quanto?
Quando se considera o custo de uma construção, nos deparamos com um conceito subjetivo. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, o custo não se resume somente na cifra final XXX reais por metro, e sim no custo de manutenção total da edificação durante a vida útil, o que significa que uma casa que foi construída, por exemplo, custando 500 R$/m² e que necessitou de um retrabalho depois de poucos anos de construção, na verdade custou muito mais para o cliente. Na Niglio, observamos muitos casos em que, como diz o ditado popular “O barato saiu caro”.
Até pouco tempo atrás os anais da Engenharia "aceitavam" perdas de até 30 % durante a execução de uma obra. Estas perdas estavam baseadas na ausência de projetos completos, mão de obra com pouca qualificação e principalmente a ausência do proprietário da obra durante sua execução, visto que este se ocupava evidentemente com seu trabalho diário.
Nosso sistema reduz essas perdas para 4 %, o que demonstra claramente que a utilização de um profissional para o gerenciamento da obra permite ao proprietário tranqüilidade e segurança. (veja o depoimento abaixo)

“Ao final da construção da minha primeira casa eu repetia a mim mesmo que nunca mais me meteria em obra em função de tanta dor de cabeça e de um resultado abaixo do esperado”. Hoje, ao final da construção de minha segunda casa, eu não pretendo construir tão cedo, mas porquê eu e minha família estamos muito satisfeitos com o resultado."

Luiz A. Cutolo de Araujo
Obra entregue em: Fevereiro de 2004 Condomínio San Conrado - Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao blog da Niglio Sistemas Construtivos, dê sua opinião, comentário, dúvida, sua participação é muito importante.