sexta-feira, 31 de julho de 2009

ALVENARIA ESTRUTURAL NO BRASIL


Cada vez mais distante do preconceito que a associava apenas às construções populares, a alvenaria estrutural ganha espaço nos canteiros de obras brasileiros.

A volta da classe B e C ao mercado consumidor de imóveis e o empenho da engenharia civil nacional estão promovendo um sistema construtivo que antes parecia fadado aos conjuntos habitacionais populares. A alvenaria estrutural caiu, por fim, no gosto do meio técnico brasileiro, atraído pela redução de custos de até 30% proporcionado pelo sistema. A possibilidade de construir residências com custo reduzido, maior velocidade e com menor agressão ambiental, tem enterrado alguns velhos preconceitos.

O antigo chavão de que uma residência construída com alvenaria estrutural deveria ter todas as paredes sobrepostas, foi por água abaixo. A solução para viabilizar a alvenaria estrutural foi simples: executar uma laje de transição de concreto no primeiro pavimento, capaz de absorver as cargas das paredes portantes e distribuí-las por blocos de transição até as fundações.

Sem armadura

As opções, porém, não se limitam às paredes portantes “recheadas” de graute e ferragem. Apesar de possuir alguns críticos, a alvenaria não-armada (que contém somente armadura de amarração, desconsiderada na absorção dos esforços) vem demonstrando um bom potencial técnico e econômico. Prova disso é a execução de prédios de até 8 pavimentos, com térreo e subsolo, edifícios executados com uma laje de transição no primeiro pavimento e emprega blocos cerâmicos 6 MPa.

O controle em uma obra de alvenaria não-armada é mais fácil. Como não se utiliza armadura nos blocos, a atenção praticamente se resume à qualidade da argamassa, grouteamento e ao prumo da alvenaria. O sistema, no entanto, limitado em obras com tensões de tração, que exigiriam armadura, tais como prédios muito altos, sujeitos a forte ação do vento, é, portanto, exeqüível.

Obstáculos

As barreiras que restam para o desenvolvimento da alvenaria estrutural, entretanto, não estão ligadas a fatores técnicos. O sistema é simples e, como em qualquer outra obra exige alguns cuidados de projeto e execução (veja ilustrações). Existem, de fato, algumas fronteiras que não podem ser transpostas, sob a pena de deslizes técnicos ou desperdício de recursos. Não é possível, por exemplo, construir prédios de escritórios ou apartamentos que necessitam de grandes vãos livres.

Os problemas são outros: ausência de tradição do sistema no meio técnico nacional, poucas normas brasileiras e ainda construtores ainda têm dificuldade para se adaptar à alvenaria estrutural.


Cada projeto no seu galho

A análise criteriosa de um projeto define com clareza o tipo de alvenaria a ser utilizada. Somente um estudo técnico e econômico detalhado pode garantir a certeza da boa escolha.

Diferenças básicas ilustrativas entre a alvenaria convencional e a estrutural cerâmica;


Fundações


Arranques com ferragens reduzidas


Arranques com ferro armado





Inexistência de caixaria, pois as colunas são grauteadas



Existência de caixaria para execução das colunas de concreto














Resíduos de obra

Resíduo de madeira e perdas de uma obra com blocos estruturais de 160 m²

Resíduo de madeira e perdas de uma obra com alvenaria convencional de 180 m²









Execução de Elétrica e Hidáulica


Não são executados corte para passagem de conduites e tubos, estes sobem junto com a alvenaria.


Corte as paredes prontas para passagem de conduites e tubos e depois se fecha as aberturas (duplo desperdício de mão de obra)







Acabamentos


A qualidade dos blocos estruturais permite um melhor controle de prumo das paredes, facilitando a aplicação interna de gesso, ou massa fina.

Dificuldade de controle de prumo







Fissuras e trincas

O sistema de blocos intertravados não produz trincas e fissuras.

A incompatibilidade de materiais na alvenaria convencional, produz as famosas trincas de acomodação.









DEPOIMENTOS


A "casa ideal" é aquela onde a gente se sente "FELIZ"!!! (bya barros)
bya barros, arquiteta e decoradora...participa mais uma vez este ano da casa cor 2004 São Paulo onde projetou e decorou o living principal/ambiente 25 da mostra inaugurada 28 de setembro deste ano...
bya barros ...”utilizamos em nosso escritório os serviços da Niglio Sistemas Construtivos...para a maioria de nossos clientes...”.
a Niglio sempre ganha nos orçamentos e nos oferece grande colaboração para a plena realização dos “sonhos” que projetamos e realizamos...

bya barros


Obra entregue em: Abril de 2003
São Paulo – Capital





______________________________________________________________________


“Com o sistema de administração da Niglio pudemos construir nossa casa de acordo com nossas possibilidades, sem atropelos e apertos financeiros”.
As técnicas construtivas foram excelentes, assim como o material de acabamento.
Por exemplo, utilizamos blocos estruturais na construção, que elimina necessidades de recortes nas paredes, e torna a obra mais limpa e com menor custo.
No acabamento, a pintura utilizada (Itaplast) deu um toque bastante especial na área externa.
Além disso, o Rafael nos demonstrou bastante confiança , tranqüilidade e experiência para gerenciar a obra, mostrando claramente os custos reais e as previsões de gastos e tempo de término da construção.
Com certeza fizemos uma ótima escolha ao vir morar no San Conrado, e também por utilizar os serviços da Niglio Sistemas Construtivos ““.

Rubens Jesus de Magalhães

Obra entregue em: Março de 2004
Condomínio San Conrado – Campinas



_______________________________________________________________________


"Construir uma casa é mais do que se envolver com um projeto, é realizar um sonho."
Diante das infinitas alternativas e da complexidade de um projeto de construção, confiamos a Niglio a responsabilidade total pela obra:
PROJETO, PLANEJAMENTO, ADMINISTRAÇÃO E A EXECUÇÃO, do básico ao acabamento.
O que gostamos?
Do planejamento, controle, do acompanhamento da obra, DA CONFIANÇA QUE PUDEMOS DEPOSITAR, da seriedade dos profissionais diretos, do atendimento e do sistema de construção (confirmamos na prática os benefícios apontados no início da construção).
Que a Niglio mantenha firme o propósito de alinhar os interesses da rede de fornecedores e unificar o profissionalismo nesse segmento de mercado.


Carlos Diamantino
Obra entregue em: Abril de 2003
Condomínio San Conrado – Campinas







“Ao final da construção da minha primeira casa eu repetia a mim mesmo que nunca mais me meteria em obra em função de tanta dor de cabeça e de um resultado abaixo do esperado”. Hoje, ao final da construção de minha segunda casa, eu não pretendo construir tão cedo, mas porquê eu e minha família estamos muito satisfeitos com o resultado."


Luiz A. Cutolo de Araujo



Obra entregue em: Fevereiro de 2004
Condomínio San Conrado – Campinas.








A Niglio Sistemas Construtivos ofereceu exatamente o que eu estava procurando. Uma empresa que construísse minha casa de acordo com meu fluxo de caixa e que me desse um orçamento completo, separando os custos por cada fase da construção dizendo o que é material, o que é mão de obra, etc . Desta forma pude planejar meus gastos de acordo com cada fase da obra, e escolher quando ir mais rápido ou mais devagar.
Pude também acompanhar o andamento da obra e dos gastos com planilhas enviadas por e-mail e cada pagamento só ocorreu com a comprovação do término de cada fase executada e previamente orçada.
E além de tudo isso, falei apenas com uma só pessoa para resolver todos os assuntos da obra, sempre com um atendimento cordial e personalizado.


Carlos Alberto V. de Macedo
Consultor Comercial
Armazéns Gerais Columbia S/A
E-mail : cmacedo@columbia.com.br
Tel : 011-4689-9622 /Fax : 011-4195-7473
Home Page: www.columbia.com.br
Obra entregue em: Setembro de 2003
Condomínio Terras do Oriente – Valinhos


Encontrar alguém para construir sua primeira residência é algo muito complicado. Somam-se as suas dúvidas e sua própria inexperiência com todos os assuntos relacionados à obra, a incerteza se construir é realmente a decisão adequada, se os recursos serão suficientes para chegar até o final, e obviamente a ansiedade em ver seu sonho realizado.

Selecionamos a Niglio pelo profundo profissionalismo demonstrado logo no primeiro contato. O interesse deles era entender a nossa necessidade e demonstrar as capacidades da Niglio. Esta impressão inicial foi completamente correspondida durante toda a execução da obra. Tivemos o suporte da Niglio na negociação com arquiteto, projetistas, paisagista, decorador, fornecedores de material e mão de obra.

Tanto eu como minha esposa trabalhamos fora, e em algumas ocasiões ficamos semanas a fio sem visitar a obra. Mesmo nestas ocasiões, as reuniões semanais com a Niglio para revisão do cronograma e dos orçamentos foram suficientes para nos garantir que tudo seguia de acordo com o planejado. Tínhamos a certeza de que a obra não estava sendo trabalhada por meros executores, mas sim por profissionais qualificados com visão crítica do projeto.

Em várias ocasiões fomos aconselhados a fazer alterações nos projetos ou materiais visando a melhor funcionalidade, custo e durabilidade do imóvel. E estas opiniões refletem-se agora, quase 2 anos depois da obra concluída, período no qual desfrutamos de um imóvel valorizado, sem problemas de construção ou manutenção. Nenhum retrabalho, nenhuma rachadura, nenhum problema hidráulico, todas as soluções de desempenho que foram previstas e antecipadas estão funcionando perfeitamente.

Seja esta a sua primeira obra para residência própria, ou mais uma obra para investimento, é muito importante saber que é possível contar com uma empresa em que se possa confiar.












Júlio Natalense
Obra entregue em: Junho de 2003
Condomínio Alphaville – Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao blog da Niglio Sistemas Construtivos, dê sua opinião, comentário, dúvida, sua participação é muito importante.